quinta-feira, 15 de julho de 2010

Barra Mansa não é citada no lançamento do projeto de trem-bala

Suplicy registra lançamento do projeto de trem-bala pelo presidente Lula

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) registrou em Plenário nesta terça-feira (13) o lançamento do projeto do trem de alta velocidade - conhecido como trem-bala - cuja inauguração está prevista para 2016, quando serão realizados os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

O leilão para definição do vencedor, disse o senador, será realizado no dia 16 de dezembro, na sede da Bovespa, e a entrega dos envelopes com as propostas está prevista para 29 de novembro, informou. Segundo Suplicy, sairá vencedor da disputa quem apresentar o menor valor da tarifa-teto. Estão interessadas, afirmou, empresas canadenses, sul-coreanas, japonesas, chinesas e francesas.

Suplicy declarou também que o trajeto de São Paulo ao Rio de Janeiro levará 93 minutos e a tarifa-teto definida pelo governo para prestação do serviço é de 0,49 centavos por quilômetro. O processo, disse o senador, vem sendo acompanhado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que, avalia, "colaborou significativamente" ao definir que a obra segundo não poderá ultrapassar o valor de R$ 31 bilhões.

Suplicy mencionou que, no discurso de lançamento do edital, o presidente Lula anunciou que o governo "não medirá esforços para construir o trem-bala até os jogos olímpicos de 2016".Para viabilizar a proposta, Suplicy disse que o Executivo enviará ao Congresso Nacional projeto de lei criando uma estatal, a Empresa de TransporteFerroviário de Alta Velocidade S.A. (Etav), vinculada ao Ministério dos Transportes.

Embora não esteja prevista no edital, Suplicy informou a possibilidade de o trem-bala fazer duas paradas, em Campinas (SP) ou Aparecida (SP) e Rezende (RJ), o primeiro e o último, importantes polos industriais. O parlamentar salientou que a viagem pelo trem-bala pode se tornar mais vantajosa, devido ao tempo de espera no aeroporto Santos Dumont, que somada ao da viagem, é de uma hora e quarenta minutos, tornando a viagem aérea mais demorada.

Malha ferroviária

Suplicy também salientou a prioridade definida por Lula para a expansão da malha ferroviária e citou como exemplos a Ferrovia, que ligará os portos de Pecém (CE) e Suape (PE) ao cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins.Ela abrange a região formada pelo Norte do Tocantins, Oeste da Bahia e Leste do Piauí.

Em aparte, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), também presente ao lançamento do trem-bala, mencionou que o evento faz com que o Brasil alinhe-se aos países desenvolvidos da Europa e da Ásia, que já o possuem. Destacou ainda o projeto da Ferrovia Transcontinental, que irá ligar o Rio de Janeiro à divisa com o Peru.

Redução da pobreza

Suplicy mencionou também em seu discurso a divulgação de relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), pelo qual houve avanços significativos na redução da pobreza absoluta no pais. De acordo com o relatório, desde 1995, a taxa de pessoas na extrema pobreza - vivendo com um quarto do salário mínimo per capita, reduziu-se à metade - 12,5 milhões de brasileiros. Suplicy acrescentou que o pais terá superado a miséria em 2016, e os estados brasileiros, "em ritmos diferenciados" poderão reduzi-la significativamente.
Da Redação / Agência Senado
http://www.senado.gov.br/noticias/verNoticia.aspx?codNoticia=103485&codAplicativo=2&codEditoria=2

Nenhum comentário: