O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a implantar nesta quinta-feira (20) a prova de vida por meio de biometria facial. Nesta primeira etapa, cerca de 500 mil beneficiários de todo o país participarão do projeto-piloto.
O INSS entrará em contato com esses segurados nos próximos dias por meio de SMS, Central 135 e e-mail.
A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.
Para realizar a biometria facial, o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Serão selecionados, portanto, segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor.
O INSS ressalta que se trata de uma etapa para que sejam realizados ajustes para que o procedimento digital possa ser implementado com segurança a todos os beneficiários.
O beneficiário que participar do piloto e realizar a prova de vida por biometria terá o procedimento efetivado, ou seja, não é um teste. A fé de vida valerá e o segurado não precisará se deslocar até uma agência bancária para o processo.
Clique no link abaixo e saiba mais:
Entre em contato:
Nenhum comentário:
Postar um comentário