terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Congresso reabre trabalhos legislativos nesta terça-feira

Congresso reabre trabalhos legislativos nesta terça-feira

O Congresso Nacional abre oficialmente, nesta terça-feira (2), a 4ª sessão legislativa ordinária da 53ª Legislatura. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, será a portadora da oitava e última mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deixa o governo no final deste ano. O vice-presidente da República, José Alencar, também participa da solenidade.

A solenidade de abertura dos trabalhos legislativos, prevista para ocorrer a partir das 11h no Plenário da Câmara dos Deputados, contará com discursos do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes; do 1º secretário do Congresso, Rafael Guerra, responsável pela leitura da mensagem presidencial; do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer; e do presidente do Senado, José Sarney.

Com a instalação dos trabalhos em Plenário, o Hino Nacional será executado pela Banda dos Fuzileiros Navais. Sarney então anunciará a entrega da mensagem presidencial pela ministra Dilma Rousseff e, em seguida, o presidente do STF fará seu pronunciamento. Na sequência, o 1º secretário do Congresso lerá a mensagem do presidente da República. A solenidade prossegue com os pronunciamentos de Temer e de Sarney, que encerrará a sessão.

Foram convidados para a cerimônia todos os ministros e governadores de Estado, além do vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio. Também devem comparecer ao evento embaixadores, autoridades militares, diplomáticas e do governo Federal.

Roteiro externo

Antes do início dos trabalhos em Plenário, o presidente do Senado, em seu deslocamento desde a residência oficial, será escoltado por batedores do Batalhão de Polícia do Exército. Ao chegar ao Congresso, Sarney será recepcionado na rampa que dá acesso às duas casas legislativas, com a execução do Hino Nacional pela Banda do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas. Ao mesmo tempo, as bandeiras do Senado e da Câmara serão hasteadas e o 32º Grupo de Artilharia de Campanha fará a salva de gala, com 21 tiros de canhão.

Após a execução do Hino Nacional e ainda na área externa do Congresso, o comandante da Guarda de Honra do Batalhão da Guarda Presidencial recebe o presidente do Senado com um toque de saudação e, em seguida, conduz Sarney para que dê início à revista da tropa. Terminadas as honras militares, Sarney segue para o Plenário, onde entrará acompanhado dos líderes partidários na Câmara e no Senado - que o estarão esperando no Salão Negro - e dos presidentes da Câmara e do STF, que aguardarão o presidente do Senado no Salão Nobre. Todos se reunirão à ministra Dilma Rousseff, que já estará no Plenário da Câmara dos Deputados.Da Redação / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=98924&codAplicativo=2

Um comentário:

Dr. h. c: JOHNES HEBERT VICTAL EVANGELISTA disse...

Quero saber se sai a PEC 300....
Do geito que as coisas são antes do carnaval será dificil mts coisas por lá...

www.juventudebm.blogspot.com