segunda-feira, 10 de maio de 2010

Alta procura causa falta de vacinas em SP

Procura de idosos por vacina supera expectativa e faltam doses nos postos de SP

O início da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe comum superou as expectativas da Prefeitura de São Paulo que admitiu, na manhã deste sábado, que faltaram doses em alguns postos de saúde.

A aposentada Maria da Glória Giannetti, 68, saiu de sua casa em Itaquera (zona leste de SP), às 9h30, com sua mãe, 89, e sua tia, 94, para tomar a vacina, mas não conseguiu. "Passei em quatro postos da região e liguei para mais, todos me disseram que só receberam 150 doses da vacina e já tinham acabado", disse Giannetti à Folha.

Segundo a assessoria da Secretaria Municipal da Saúde, as doses são distribuídas para os postos de acordo com o número histórico de procura das campanhas anteriores. Este número, de acordo com a prefeitura, é de 10% da população alvo de 1,2 milhão de idosos no primeiro de campanha.

Neste ano, a procura dos idosos pela vacina contra a gripe comum, de acordo com a assessoria, teria sido "excepcional" e por isso as doses acabaram rapidamente.

A secretaria informou que as unidades já estão sendo reabastecidas e não soube informar em quais dos 630 postos da cidade houve falta da vacina. Ainda de acordo com a secretaria, o problema foi apenas com as doses da vacina para a gripe comum, A vacina contra a gripe A (H1N1) --a gripe suína-- não acabaram.

Campanha

A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe comum começou hoje nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste e vai até o dia até 21 de maio. Ao vacinar-se contra a gripe comum, os idosos portadores de doenças crônicas que não se vacinaram contra a gripe influenza A H1N1 --gripe suína também poderão ser imunizados.

Nas regiões Norte e Sul, a vacinação de pessoas acima de 60 anos começou em 24 de abril e termina neste fim de semana.

De acordo com o ministério, as pessoas com mais de 60 anos de idade correm maior rico de ter complicações ao contrair o vírus da gripe comum.

Os portadores de doenças crônicas, jovens entre 20 a 29 anos e menores de dois anos, têm até este sábado para se vacinar contra a gripe influenza A H1N1. Segunda-feira (10), começa a vacinação das pessoas de 30 a 39 anos.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u732203.shtml

Nenhum comentário: