quinta-feira, 13 de maio de 2010

País deve crescer até 8,5% no 1º trimestre, diz secretário da Fazenda

País deve crescer até 8,5% no 1º trimestre, diz secretário da Fazenda

A variação do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro nos três primeiros meses ficará entre 7,5% e 8,5%, estimou o secretário de Política Econômica do ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, nesta quarta-feira.

Segundo ele, o crescimento do trimestre ainda reflete a influência dos incentivos fiscais em curso desde o ano passado. A tendência de crescimento deve perder intensidade nos próximos meses. Barbosa identificou uma desaceleração nos gastos das famílias em abril.

Os dados servem de base para o cálculo da próxima previsão oficial de crescimento do Brasil neste ano. De acordo com o secretário, o ministério da Fazenda vai fechar o intervalo de 5,5% a 6% para o PIB e não mais até 6,5% como havia anunciado antes.

O número oficial da previsão será divulgado em decreto no próximo dia 20. Apesar disso, o secretário aponta que uma conta mais precisa só será possível depois da divulgação do PIB pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em junho.

Barbosa considerou exageradas as previsões de mercado acima de 6%. "É exagerado porque o primeiro trimestre tinha todos os incentivos e o aumento do funcionalismo. Continuaremos crescendo com uma taxa mais desacelerada", aponta.

O secretário defendeu a necessidade de um esforço para incentivar maior participação da iniciativa privada nos financiamentos de longo prazo. As medidas, segundo ele, buscam aliviar o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico) no volume de créditos de longo prazo para investimento.

Barbosa confirmou que o governo estuda uma redução da carga para as operações de financiamento de prazo mais longo. Ele ressaltou, no entanto, que a medida só é possível a médio e longo prazo e não seria viável para este ano.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u734055.shtml

Nenhum comentário: