quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Bancários entram em greve

Bancários entram em greve em todos os Estados brasileiros, diz sindicato

Bancários de sindicatos de todos os Estados do Brasil decidiram, em assembleias realizadas nessa quarta-feira (23), entrar em greve a partir de hoje (24) por tempo indeterminado, segundo a Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), filiada à CUT (Central Única dos Trabalhadores).Aderiram à greve trabalhadores de São Paulo (capital, Osasco e região), Rio de Janeiro (capital), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Brasília (DF), seguindo orientação do Comando Nacional dos Bancários.Os bancários rejeitaram proposta oferecida pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), que ofereceu reajuste de 4,5% nos salários no último dia 17. A categoria pede reajuste de 10%, além de PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) composta por três salários mais valor fixo de R$ 3.850.
A proposta da Fenaban ("braço" sindical da Febraban) previa pagamento de 1,5 salário, limitado a R$ 10 mil e a 4% do lucro líquido do banco. Os trabalhadores pedem ainda proteção ao emprego, mais contratações, além do "fim do assédio moral e da metas abusivas".
Matéria completa:
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/09/24/ult5772u5450.jhtm
Comentário do Blog: Os bancos exploram seus funcionários em todos os sentidos, são recordistas em ganhos com suas políticas internas (na maioria das vezes errada). Sou filho de um ex-bancário; sei mais ou menos como funciona o sistema.
Mas o que sempre me chamou a atenção: O governo não mexe com os bancos, por que será?

Nenhum comentário: