Difícil aprovação
Na pauta da Comissão e Constituição e Justiça do Senado hoje está incluída um projeto de lei do senador Álvaro Dias (PSDB/PR) propondo a redução, gradual, do número de deputados no Brasil de 513 para 405. Em todos os anos os brasileiros elegeriam menos 27 deputados até atingir este limite. Álvaro Dias propõe também diminuir de oito para quatro o número mínimo de deputados que cada Estado elege.
Comparação:
Estados Unidos: Mais de 300 milhões de habitantes e 50 estados; tem 435 deputados.
Brasil: Menos de 200 milhões de habitantes e 27 estados; tem 513 deputados.
Aliás, o senador Álvaro Dias, poderia seguir o modelo americano também para o Senado. Nos Estados Unidos são apenas dois senadores por Estado. Aqui são três.
Embora, em minha opinião, ser quase impossível à aprovação deste projeto, seria um avanço na democracia; sou favorável na redução do número dos representantes de forma responsável e democrática.
O Senado ainda rejeitou a emenda que estabelecia o chamado "voto impresso" como forma de assegurar a credibilidade da disputa. Por que será? Sou favorável ao voto impresso.
O que temos visto hoje é a falta de respeito com o eleitor. Não dão a mínima pra opinião pública!
Nas próximas eleições vamos nos unir pra mostrar que a opinião pública tem que ser respeitada.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Leandro, penso q o voto impresso seria + fácil pra compra de votos, pois o "povo" ainda é ignorante e se deixa levar por "dindin" ou "favores" na época das eleições, mas existe a possibilidade de fraude em tudo. Então, colocando na balança seria melhor q tds q votassem saissem com o seu comprovante.
Postar um comentário