sábado, 19 de setembro de 2009

Chevrolet Volt terá ótimo consumo


Chevrolet Volt terá consumo equivalente a 97,78 km/l

Primeiro elétrico de autonomia estendida de grandes volumes deve chegar em 2011


Em setembro do ano passado, durante as comemorações do centenário da empresa, a GM apresentou um carro que prometia ser histórico: o Chevrolet Volt. De lá para cá a GM pediu concordata e saiu dela, mas o Volt, segundo a empresa, continua firme nos trilhos, ainda que a promessa de que ele seria o primeiro carro elétrico de autonomia estendida tenha ido para o vinagre. Quem ganhou a parada foi o Fisker Karma, cujas vendas devem começar até o final deste ano. O Volt está prometido para 2011, agora. A diferença entre os dois é que o Karma será um modelo de luxo, enquanto o Volt terá produção em números mais expressivos e preço mais baixo. Além disso, o GM prometeu algo que vai encher os olhos de muita gente: um consumo equivalente a 97,78 km/l. Na cidade.Mas como pode um carro elétrico ter consumo de combustível? Simples. Como diz o nome, o Volt é um elétrico de autonomia estendida, o que equivale a dizer que ele tem baterias e, quando a carga dessas baterias está perto do fim, ele usa um motor a combustão para recarregá-las. É por isso que a GM diz que o consumo pode ser até menor, se o dono dos futuros Volt se lembrar de colocá-lo na tomada toda noite.Só com essa carga o Volt conseguirá percorrer até 60 km por dia, o suficiente na maioria dos deslocamentos urbanos. Com o motor a combustão funcionando, ele consegue rodar até 1.030 km com um tanque de combustível. É de dar inveja aos melhores diesel do mercado.Com 4,40 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,43 de altura e um entreeixos de 2,69 m, o Volt tem velocidade máxima limitada a 161 km/h para preservar suas baterias de íons de lítio. Com 301 l de porta-malas, o Volt carrega só quatro pessoas. O quinto passageiro foi sacrificado pelo pacote de baterias instalado onde, em carros comuns, vai o túnel da transmissão.Falava-se que o motor a combustão do Volt seria um três-clindros da Família 0, mas agora o que será usado para carregar as baterias do Volt é um 1,4-litro ainda sem muitos detalhes divulgados. O mesmo motor, com turbocompressor e 140 cv, será usado no Chevrolet Cruze que será vendido nos EUA. Como este sedã também será vendido por aqui, é bem capaz que ele também equipe a versão brasileira do Cruze. Matéria completa:

Nenhum comentário: