sexta-feira, 9 de abril de 2010

Está certo, Sarney assumirá a presidencia da República

No dia 09/03/2010, postei a matéria com seguinte título Sarney ocupará o cargo de Presidente da República? Veja abaixo:

Para Sarney, notícia de afastamento de Lula é sem fundamento

O presidente do Senado, José Sarney, disse não acreditar que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se licenciará para auxiliar na campanha da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, conforme divulgado pela imprensa.

- Isso não existe, não tem fundamento. Se o presidente não se licenciou na candidatura dele, como vai se licenciar para a candidatura de outra pessoa? Isso é o mesmo que 'cabelo em casca de ovo' - declarou Sarney, ao falar aos jornalistas na manhã do dia 04/03.

A informação sobre o suposto pedido de afastamento de Lula foi veiculada pelo jornal O Globo, informando que o presidente se licenciaria para ajudar na campanha de Dilma Rousseff nos meses de agosto e setembro. O vice-presidente José Alencar e o presidente da Câmara, Michel Temer, não poderiam assumir o cargo, pois devem ser candidatos nas próximas eleições.

Na linha sucessória, com o impedimento do vice e do presidente da Câmara, a presidência cabe ao presidente do Senado. Em resposta a questionamentos dos repórteres sobre essa possibilidade, Sarney afirmou:

- Quem foi presidente da República, vai lutar para ser presidente interino?

O seguinte na linha sucessória é o presidente do Supremo Tribunal Federal, cargo atualmente ocupado pelo ministro Gilmar Mendes.
Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado
http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=99767&codAplicativo=2

Ocorre que O presidente do Senado, José Sarney, assume no domingo à noite a Presidência da República em decorrência da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vai participar em Washington de uma reunião de cúpula sobre segurança nuclear.

Os primeiros na linha sucessória, o vice-presidente José Alencar e o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, não poderão assumir a presidência da República, pois isso os deixaria inelegíveis caso se candidatem nas eleições de outubro. José Alencar tem viagem marcada para Montevidéu, onde vai se encontrar com o presidente Jose Mujica, e Temer também deve viajar no período.

- Será um ato meramente protocolar, sem conseqüências administrativas - disse o presidente Sarney ao chegar esta manhã ao seu gabinete para uma reunião da Mesa do Senado. Sarney deixou a Presidência da República em março de 1990, depois de comandar a redemocratização do país e de ter assumido o cargo em decorrência da doença e morte de Tancredo Neves. Ao final de seu mandato, Sarney passou o cargo ao sucessor Fernando Collor, eleito diretamente pelo voto popular depois de 30 anos da última eleição direta.

As viagens internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo a agenda do Palácio do Planalto, devem somar um total de 27 dias até o final de julho. Mesmo ocupando pela terceira vez a presidência do Senado Federal, é a primeira vez que o senador José Sarney ocupará o Palácio do Planalto desde 1990.

Eu acho que estava prevendo isso acontecer...
http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=100843&codAplicativo=2

Um comentário:

JR disse...

CABELO EM CASCA DE OVO????
NÃO VI EM NENHUM OUTRO LUGAR ESTA INFORMAÇÃO... UM ABSUUURDO!!!
TUDO ARMADO!