segunda-feira, 12 de abril de 2010

Lula culpa governos anteriores por tragédia

Lula diz que governo fará o que for necessário para ajudar o Rio e acusa gestões anteriores

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que o governo federal fará "tudo o que for necessário" para ajudar o Rio de Janeiro após os temporais que atingiram o Estado na semana passada. No total, 229 pessoas morreram. Equipes do Corpo de Bombeiros ainda procuram vítimas soterradas.
Em seu programa semanal "Café com o Presidente", Lula acusou governos anteriores de terem "responsabilidade" na tragédia, ao permitirem que as pessoas morassem em áreas consideradas de risco. "Tudo o que poderia ser evitado no começo as pessoas deixaram --certamente por conta da política", afirmou o presidente.

Ele destacou a liberação, por medida provisória, de R$ 200 milhões para socorrer o Estado, mas lembrou que a chuva precisa parar para que o levantamento dos prejuízos seja feito.

"Eu agora só posso dizer que o povo brasileiro está entristecido com o que aconteceu no Rio de Janeiro e pedindo a Deus, rezando muito, para que pare de chover e o Rio possa voltar à normalidade".

Vítimas

Equipes dos bombeiros mantêm as buscas em áreas onde ocorreram deslizamentos de terra.

Niterói é o município com maior número de mortos: 146 --desses, 36 foram retirados do morro do Bumba. As outras mortes ocorreram na cidade do Rio (63), em São Gonçalo (16), em Petrópolis (1), na região de Paracambi (1), em Magé (1) e em Nilópolis (1).

Corcovado

Neste domingo, a Defesa Civil informou que o bondinho do Corcovado foi interditado em função da instabilidade constatada na região.

Segundo o órgão, a Geo-Rio (Fundação Instituto de Geotécnica do Rio) vai realizar uma vistoria no Corcovado nesta segunda (12).
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u719467.shtml

Nenhum comentário: