quinta-feira, 8 de abril de 2010

Mortos passam de 170

Mortos passam de 170 em razão das chuvas no Rio; 14 mil estão fora de casa

O Corpo de Bombeiros confirmou nesta quinta-feira (8) que 171 pessoas morreram vítimas das chuvas no Rio de Janeiro (veja mapa abaixo).

No momento, a situação mais grave está no morro do Bumba, em Niterói (RJ), onde 12 corpos de vítimas de um deslizamento na noite desta quarta foram encontrados. Equipes de resgate e prefeitura estimam que cerca de 200 pessoas moravam no local, onde existiam ao menos 50 casas, e podem estar soterradas.

Cerca de 300 homens, entre integrantes da Força Nacional de Segurança (FNS), policiais civis, bombeiros e policiais militares, trabalham nas operações de resgate no local. As buscas não têm prazo para terminar e, segundo o governador Sérgio Cabral (PMDB), devem durar cerca de duas semanas.
O subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Paulo Miranda, afirmou hoje (8) que será difícil resgatar alguém com vida. “Nós, bombeiros militares, dizemos sempre que trabalhamos pensando que vamos encontrar pessoas vivas. Nessa situação, nesse tipo de evento, é muito difícil isso. É um evento muito rápido, não há a menor condição das pessoas saírem com facilidade e há o problema do soterramento. Nós temos muito pouca esperança, a dificuldade é muito grande”, disse.

“Essa é uma área de alta suscetibilidade. Isso aqui é um lixão que se encharca muito mais rapidamente em comparação com outros morros. O solo vai ficando ensopado e ocorre a formação de gás metano. Com tudo isso, o ângulo estável fica muito menor. A prefeitura deveria ter um cadastro desta área, que é de altíssimo risco", afirmou Adalberto da Silva, professor de geologia do Instituto de Geociências da UFF (Universidade Federal Fluminense), referindo-se ao local, cujas casas foram construídas sobre um antigo lixão.
Matéria completa:
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/04/08/mortos-chegam-a-170-em-razao-das-chuvas-no-rio-14-mil-estao-fora-de-casa.jhtm

Nenhum comentário: