sexta-feira, 16 de abril de 2010

Fumaça de vulcão causa prejuízo milionário

Fumaça de vulcão na Islândia custa a empresas aéreas US$ 200 milhões por dia, calcula associação

Os problemas causados pelas cinzas e fumaça decorrentes da erupção de um vulcão na Islândia estão custando mais de US$ 200 milhões ao dia às companhias aéreas, informou nesta sexta-feira (16) a IATA, associação que representa o transporte aéreo internacional.
"Nos níveis atuais de distúrbio, a estimativa inicial e conservadora da IATA do impacto financeiro sobre as companhias aéreas chega a receitas perdidas de 200 milhões de dólares por dia", disse em comunicado a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês).

"Além da perda nas receitas, as companhias aéreas vão sofrer custos extras por redirecionar as aeronaves, atender passageiros e cuidar dos aviões parados em diversos aeroportos."

A Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol) informou que foram cancelados 17 mil voos dos cerca de 29.500 esperados para hoje na Europa e muitos espaços aéreos do norte e do centro do continente estarão fechados pelo menos até o sábado e, em alguns casos, até o domingo.

Segundo a Eurocontrol, Irlanda, Dinamarca, Finlândia, Bélgica, Holanda e República Tcheca mantêm atualmente seus espaços aéreos absolutamente fechados, assim como praticamente todo Reino Unido, além de Suécia, Noruega, Alemanha, França e Polônia de forma parcial.

Além disso, a agência alerta que a nuvem de cinzas do vulcão Eyjafjälla continuará provocando amanhã "perturbações significativas" no tráfego aéreo e não descarta que se estenda ao sul e ao leste do continente na noite de hoje.
As restrições de voos e, inclusive, o fechamento de espaços aéreos foram determinados pelo perigo que as cinzas vulcânicas podem representar para os motores dos aviões, enquanto as autoridades sanitárias avaliam os possíveis riscos para a saúde.

Hoje, os aeroportos de Londres e Amsterdã foram especialmente afetados pela situação, devido ao elevado número de voos que operam.

No Reino Unido, as restrições de pousos e decolagens de aviões na Inglaterra e no País de Gales seguirão até pelo menos as 3h (horário de Brasília) de sábado, enquanto as limitações serão retiradas a partir das 15h (horário de Brasília) de hoje em grande parte da Escócia e da Irlanda do Norte.

A França também prolongou o fechamento até amanhã dos três aeroportos de Paris (Roissy-Charles de Gaulle, Orly e Le Bourget), além de outros 20 no norte do país.

Além disso, a Suíça - onde a nuvem de cinzas deve chegar à meia-noite de hoje - fechou seu espaço aéreo, que não será aberto até, pelo menos, as 5h (horário de Brasília) de sábado.

A Finlândia decidiu ampliar o fechamento total de seu espaço aéreo até o próximo domingo às 15h locais (9h, horário de Brasília), pois é esperada a chegada de uma segunda onda de cinzas sobre a Escandinávia durante o fim de semana.

Na Europa Central e do Leste, onde se aguarda a chegada em breve da nuvem de cinzas, Áustria e Hungria fecharam seu espaço aéreo, enquanto a Eslováquia fez o mesmo, mas ampliando esta medida para mais um dia, até o domingo.

Por sua parte, a Romênia fechará parcialmente seu espaço aéreo a partir desta madrugada, no norte e no noroeste, enquanto a República Tcheca já o fez, o que impediu que o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, voltasse a seu país de Praga.

Sul europeu pode ser afetado

O temor agora é que sul da Europa também seja afetado pela situação, que até o momento foi prejudicado pelo cancelamento de voos a diferentes destinos saindo de países como Espanha e Portugal.

Por exemplo, foi desviado para Lisboa o avião em que a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, viajava voltando dos Estados Unidos, devido ao fechamento dos principais aeroportos alemães.

Além disso, há dúvidas se a situação melhorará para que as personalidades internacionais que devem ir ao enterro do presidente da Polônia, Lech Kaczynski, possam chegar ao país no domingo para a cerimônia.

Em uma tentativa para chegar a seus destinos, os passageiros optaram em muitas ocasiões pelos serviços ferroviários, como foi o caso do Eurostar entre Bruxelas, Paris e Londres.
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2010/04/16/fumaca-de-vulcao-na-islandia-custa-a-empresas-aereas-us-200-milhoes-por-dia-calcula-associacao.jhtm

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