CSN e Saint Gobain: dois vazamentos em dois dias assustam população de VR e BM
Falhas em sistemas operacionais devem servir de alerta para investimentos na modernização das plantas siderúrgicas e evitar danos ao meio ambiente e à população
Volta Redonda e Barra Mansa
Depois de a CSN deixar parte de Volta Redonda debaixo de cinzas, agora foi a vez de a Saint Gobain Canalização dar um susto na população de Barra Mansa. O vazamento de um produto na última quinta-feira, dia 2, no interior na Saint Gobain (antiga Bárbara) causou o maior reboliço na fábrica e nos motoristas que passavam pela Via Sérgio Braga, por volta de 15h45min. Uma fumaça branca tomou conta da avenida deixando os motoristas assustados. O produto ainda exalava um forte cheiro.
Em reposta ao jornal Folha do Interior, o Departamento de Meio Ambiente da Saint Gobain garantiu que o produto não é tóxico, não causa danos ao meio ambiente e nem a saúde. A empresa explicou ainda que no momento do vazamento todas as providências foram tomadas.
CSN é autuada pelo Inea
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), vinculado à Secretaria Estadual do Ambiente, autuou a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) pela poluição causada no ar de Volta Redonda depois de um problema no Alto Forno 3 da Usina Presidente Vargas no dia 30 de junho. A cidade foi tomada por uma nuvem de fuligem de carvão. Segundo o Inea, a multa pode variar de R$ 1 mil a R$ 500 mil.
A CSN divulgou, por meio de nota, que o vazamento da fuligem de carvão foi devido a "uma sobrepressão no topo do Alto Forno 3", provocando a abertura das válvulas de alívio, deixando escapar o material poluente por dois minutos e 19 segundos.
A companhia informou, por meio da assessoria de imprensa, que o problema foi resolvido, o equipamento voltou a funcionar normalmente e que não houve danos para os funcionários da usina e nem para a população.
Por causa das condições meteorológicas desfavoráveis, a fuligem demorou a se dissolver.
http://www.folhadointerior.com.br/noticias.asp?cod_noticia=1488&cod_categoria=3
Comentário do Bolg: São empresas importantes e que geram riquezas para a região, mas é necessário um rigoroso controle de emissão dos poluentes. No arquivo do blog (29/06/2009) já mostrei a minha preocupação com o meio ambiente. Agora, precisamos que as autoridades mostrem também.
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário