terça-feira, 11 de agosto de 2009

Acusações Arquivadas contra Sarney

Presidente do Conselho de Ética arquiva todas as acusações restantes contra Sarney

Conforme o esperado, o presidente do Conselho de Ética do Senado, Paulo Duque (PMDB-RJ), decidiu pelo arquivamento das sete ações que restavam no órgão contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), nesta sexta-feira (7).

Na última quarta-feira, ele já tinha arquivado outros quatro pedidos de investigação contra o presidente do Senado e um contra o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL).

Entre as representações arquivadas estão duas que tratam do suposto envolvimento de Sarney com atos secretos, assinadas pelo PSDB.

Os tucanos fizeram mais outras duas representações contra o presidente do Senado: uma sobre suspeitas de favorecimento a seu neto em operações de crédito consignado junto a funcionários da Casa e outra sobre benefícios supostamente irregulares à Fundação José Sarney, que teria desviado dinheiro de patrocínio da Petrobras.

Outra das ações arquivadas nesta sexta-feira é uma representação apresentada pelo PSOL que denuncia a omissão por Sarney de uma propriedade avaliada em R$ 4 milhões perante a Justiça Eleitoral.

Havia ainda duas denúncias protocoladas em conjunto pelos senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Cristovam Buarque (PDT-DF). Uma delas relata suposto envolvimento de Sarney em venda de terras sem pagamento de impostos e recebimento de informações privilegiadas da PF (Polícia Federal) em investigação envolvendo seu filho, Fernando Sarney.

A orientação pelo arquivamento deve ser publicada no Diário do Senado Federal no sábado. O prazo para apresentação de recurso contra a decisão é de dois dias a partir da publicação. No caso das acusações arquivadas na reunião de quarta-feira passada, a oposição terá de protocolar os recursos até segunda.
http://noticias.uol.com.br/politica/2009/08/07/ult5773u1950.jhtm
Comentário do Blog: Sarney só deixará o cargo de presidente do senado se Lula deixar de apoiá-lo como vem fazendo pelos bastidores.

Nenhum comentário: