sábado, 15 de agosto de 2009

Nissan revela seu primeiro carro elétrico

LEAF EV possui motor elétrico de 109 cv e autonomia de 160 quilômetros

A fabricante japonesa Nissan é a nova participante do hall de construtores de carros elétricos. O LEAF EV, apresentado no último sábado (1), começa a ser produzido no final de 2010 no Japão e Estados Unidos. Em sua mira estão os híbridos Toyota Prius, Honda Insight e futuramente o Chevrolet Volt, modelos que se valem de um motor a combustão para alimentar suas baterias. A marca ainda não divulgou o preço do veículo, mas assegura que o produto será acessível ao consumidor médio.

Para sua propulsão, o LEAF EV se vale de um gerador elétrico de 90 kW que obtém energia a partir de um conjunto de baterias de íons de lítio. A fonte impulsiona um motor elétrico de 109 cv e 28,5 kgfm de torque, que surge de imediato ao pisar no acelerador. De acordo com a Nissan, o modelo tem autonomia de 160 km e para recarregar as pilhas basta conectá-las a uma tomada de energia elétrica convencional de 200 volts. O processo leva oito horas.

Visualmente, o carro elétrico da Nissan traz uma série de elementos estéticos presentes em outros modelos de sua linha. Valorizando a aerodinâmica, visto de frente o veículo parece uma mistura do hatch Tiida com o crossover Murano. O mesmo vale para a traseira, que ainda traz uma “pitada” de 370Z no design nas lanternas em forma de filete. Outro detalhe interessante é o bocal de recarga, que vai escondido na frente do veículo onde o logotipo da fabricante é estampado.

Para os futuros proprietários do Nissan elétrico que tiverem pressa na hora do abastecimento, a montadora oferecerá uma estação de recarga rápida, que permite atingir a plena carga em menos de uma hora. Entre outros recursos, o LEAF EV ainda possui freios regenerativos, que fornecem eletricidade para o funcionamento de diversos equipamentos do carro, como o sistema de ar-condicionado, aparelho de som e acionamentos dos vidros.

Outro recurso é o sistema Connected TI, que informa ao motorista a quantidade de energia nas baterias e postos de recarga próximos ao veículo, informando inclusive o preço do “combustível”. Quanto ao desempenho, a marca informou apenas a velocidade máxima do veículo, que é de modestos 140 km/h sem emitir uma única partícula poluente na atmosfera. Consumidores comuns poderão ter acesso ao LEAF EV somente em 2012, quando a Nissan inicia as vendas do carro em diferentes mercados.
Matéria:
http://carroonline.terra.com.br/index.asp?codc=3609

Nenhum comentário: