sábado, 29 de agosto de 2009

Conquiste seu espaço

Aprenda a se impor no ambiente de trabalho e saiba como exigir que os outros te respeitem



Dinâmica do local de trabalho

Com muita gente ocupando um só espaço e dividindo as mesmas funções, costuma registrar um problema aqui, outro ali... Se o ambiente for hostil, o esforço extra será driblar diferenças e situações que, na vida pessoal, talvez não ficassem por isso mesmo.

Aí é que está o segredo e a garantia do lugar ao sol: para se impor diante dos colegas e superiores, evitando abusos e até humilhações, a melhor saída é o respeito. Como conseguir? Mostrando quem você é e não passando os limites alheios, em pouco tempo será respeitado.

Então, olho vivo e atenção no que vê, no que ouve e no que fala. Para facilitar a convivência e colher os frutos de um bom desempenho, veja nos próximos slides as dicas do professor de administração Rogério Valério Ribeiro, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba; e da especialista Maria Ignez Lopes Bastos, diretora da MTB Consultoria Organizacional, de São Paulo.

Regra geral

Lembre-se que por ocupar uma função de subordinado, isso não quer dizer que você é menos importante do que seu superior. Acima de tudo é uma pessoa, como ele, e alguém que deve ser respeitado - em qualquer circunstância.

Tome iniciativa

Não faça só o que o chefe manda. Não estamos dizendo para desrespeitar as ordens, e, sim, para tomar iniciativa diante de pequenos detalhes. Isso, aliás, é bem visto, porque mostra que você pode dar conta de responsabilidades maiores.

Sem timidez!

Timidez atrapalha, sim, e os outros podem tirar proveito disso. Para corrigir, procure minimizar o comportamento peculiar. Treine em casa as respostas que gostaria de dar a quem lhe ofende. E pode acreditar: repetindo o exercício, logo vai se sentir confiante e deixará de engolir sapos de graça.

Fuja da molecagem

Claro que uma ou outra brincadeira é bem-vinda mas, no ambiente de trabalho, o melhor é agir com muita seriedade - o que não significa antipatia e sisudez. Não faça chacota envolvendo companheiros, muito menos os eleja como motivo de piadas. Só assim você poderá exigir uma postura idêntica quando estiver no foco da gozação.

A fofoca morre aqui

Ouviu uma fofoca daquelas? Diga ''ahã!'' e o enterre. Literalmente! O buchicho é ruim para todo mundo e não traz nada de positivo. Por isso, para ser politicamente correto e não sofrer uma rasteira das más-línguas, faça de conta que não sabe de nada e em hipótese alguma passe o fuxico para frente. Se porventura algum subordinado seu for o fofoqueiro de plantão, abra o jogo e diga que isso não tem vez em sua equipe.

Ação e reação

A lei é básica: o que você faz, você recebe de volta. Por isso, seja sempre educada e não economize no ''bom dia''. O sorriso no rosto é certeza de conquistar a vizinhança, novas amizades e muitas gentilezas. E se não tiver retribuição, fique feliz por estar fazendo a sua parte.

Tenha atitude

Se está sendo discriminada ou humilhada, nada de se fazer de rogada! Mostre que em hipótese alguma aceita esse tipo de atitude. Tente conversar numa boa e, se ainda assim as coisas ficarem fora do eixo, não tenha medo de agir em contrapartida. Caso o problema seja com um colega, converse com os superiores. Se o seu chefe é quem está ultrapassando os limites, procure o advogado do sindicato ou mesmo um profissional particular. E denuncie!
http://mdemulher.abril.uol.com.br/carreira-emprego/reportagem/comportamento/conquiste-seu-espaco-479085.shtml

Nenhum comentário: