sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A "maldição do petróleo"

Brasil não sucumbirá à "maldição do petróleo", diz Lula

O Brasil não sucumbirá à "maldição do petróleo" quando começar a explorar as importantes reservas do pré-sal, e seguirá promovendo as energias limpas e renováveis, garantiu nesta quinta-feira, em Londres, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Não sucumbiremos à maldição do petróleo. Os grandes recursos procedentes da exploração destas novas riquezas serão destinados ao futuro dos brasileiros", disse Lula ao receber o prêmio Chatham House, como a figura política mais destacada na promoção das relações internacionais.

O Brasil encontrou no pré-sal gigantescas reservas de petróleo, estimadas em até 14 bilhões de barris.

Lula garantiu que as enormes reservas de petróleo não impedirão que o Brasil continue promovendo o uso e a produção de energias limpas e renováveis, que constituem atualmente cerca de 50% da matriz energética do país.

"Não afetará nossa política de biocombustíveis ou de energia hidrelétrica", afirmou o presidente.

Lula recebeu o prêmio Chatham House 2009, concedido anualmente à figura política que deu "a contribuição mais significativa a melhoria das relações internacionais no ano anterior", por sua "liderança nacional, regional e internacional, e pela influência crescente que obteve para o Brasil".
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u648470.shtml

Nenhum comentário: