quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Vale-Cultura volta a ser debatido

Comissões debatem com ministro a criação do Vale-Cultura

O Vale-Cultura volta a ser debatido no Senado. As comissões de Assuntos Econômicos (CAE), de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Assuntos Sociais (CAS) realizam audiência pública nesta terça-feira (24), com a presença do ministro da Cultura, João Luiz Silva Ferreira.



Durante a reunião será discutido o Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 221/09 que institui o Programa de Cultura do Trabalhador e cria o Vale-Cultura.

Pela proposta, o Vale-Cultura terá o valor mensal de R$ 50,00 e beneficiará os trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos. O texto tramita em regime de urgência constitucional e, portanto, terá que ser votada pelo Senado até 12 de dezembro. Caso contrário, passará a bloquear as votações do Plenário até sua deliberação.

Com o vale, o trabalhador poderá ir a shows musicais, espetáculos de dança e visitar museus. Além disso, poderá adquirir produtos culturais como livros e DVDs.

Enviado ao Congresso pelo Executivo, o projeto estabelece que o Vale-Cultura será fornecido aos trabalhadores pelas empresas que aderirem ao Programa Cultura do Trabalhador, instituído também nesta mesma norma. Para tal, as empresas poderão deduzir, até o exercício de 2014, o valor despendido com a aquisição do benefício na proporção de 1% do imposto de renda devido. O valor total das deduções do Imposto de Renda de Pessoas Jurídicas (IRPJ) deverá ser fixado anualmente na lei de diretrizes orçamentárias.

Os requerimentos convocando o ministro da Cultura para debater o assunto foram apresentados pelos senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Ideli Salvatti (PT-SC) e Rosalba Ciarlini (DEM-RN).
Denise Costa / Agência Senado
http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=97605&codAplicativo=2

3 comentários:

Dr. h. c: JOHNES HEBERT VICTAL EVANGELISTA disse...

Johnes Hebert

Vale cultura não é solução de nada deve ser criado mecanismo específicos para facilitar a TODOS a inclusão nos teatros e todos os eventos culturais independe de vale cultura,afinal se todos tem direito a prestigiar porque todos também não tem o direito de ganhar um salário digno e por si só pagar sua entrada nestes eventos??
vlws

CAFÉ NO BULE disse...

Alô Leandro!!!

Quando der manda cinquentinha prá mim, tá?

Leandro Manes Duque disse...

Obrigado pela participação de vocês.
São sempre bem-vindos!