segunda-feira, 1 de junho de 2009

Falta de médicos em Posto de Saúde deixa moradores indignados

Fonte: A voz da cidade Edição: 11.724
BARRA MANSA
A falta de médicos no Posto de Saúde do bairro Cotiara vem tirando a tranquilidade dos moradores. De acordo com os usuários, há um mês a unidade está sem clínico geral. Mesmo assim, as pessoas são obrigadas a ir para a fila uma vez por semana, às 3 horas, mas somente por volta das 7h30min, quando inicia o atendimento, são informadas que não há profissional para atender.
Os moradores contam que já reclamaram na prefeitura, mas o problema continua. Muitos disseram que no governo passado, a unidade funcionava bem, mas este ano começaram os problemas. Lembram ainda que, além da falta de clínico geral, a quantidade de pessoas a ser atendida por semana também é pouca. Para o clínico geral, quando tem são marcadas 20 consultas e, para o pediatra, 16. Esse número, conforme os reclamantes, é insuficiente para atender à demanda do bairro.
A aposentada Vicentina de Paula Santos, 72 anos, diz que mora na Cotiara há mais de 52 anos, e que nunca viu tantos problemas no Posto de Saúde como agora. Segundo ela, com problemas para se locomover, obrigada a procurar médico em locais distantes, já que no bairro isso é impossível. “Estamos sofrendo com essa situação e esperamos que providências sejam tomadas o mais rápido possível. Solicitamos atenção para o caso”, reclama ela que na tarde de quinta-feira participou do manifesto em prol de melhorias para a saúde do município na Praça da Matriz, Centro. Na ocasião, representantes de diversas entidades sociais e sindicais se reuniram e formularam um documento com reivindicações da população, que foi entregue ao governo municipal e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Participei da manifestação porque não já não aguento mais tanto sofrimento”, conta.
A dona de casa Helena Maria Rodrigues, 54 anos, nascida no bairro, conta também que está difícil para aguentar tanto descaso. Diz ela que em todo esse tempo que mora no bairro a unidade de saúde local nunca havia ficado sem médico como agora. Lembra que a situação piorou há um mês, quando o profissional que atendia a população foi transferido. “Não queremos nada demais, somente médico para nos atender. Temos direito à saúde”, justifica.
RESPOSTA DA PREFEITURA
A Coordenadoria de Comunicação Social informa que o médico que atendia no local saiu há duas semanas, no entanto um novo profissional começa a atender segunda-feira. Em relação ao pediatra, a Secretaria de Saúde vai estudar a possibilidade de o médico atender a um número maior de crianças. Para solicitação de serviços, críticas, sugestões, a população pode ligar para Ouvidoria da prefeitura, telefone 0800 701 91 40.

Nenhum comentário: