terça-feira, 2 de junho de 2009

RJ: Lula inaugura UPA que será coordenada pela Fiocruz

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou na sexta-feira (29/5), fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Fiocruz, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas de Manguinhos.
Fonte:Agência Fiocruz
Com essa iniciativa, que envolve as diferentes unidades da Fiocruz, a meta da Fundação é promover um sistema local integrado de saúde em Manguinhos, baseado não só na assistência de qualidade, mas também no ensino, na pesquisa e na inovação tecnológica para fortalecimento do Sistema Único de Saúde. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que a UPA vai mudar a vida dos moradores e significa a volta dos investimentos do Estado na região. Segundo Temporão, o abandono da ação estatal levou o Rio a ter péssimos indicadores em diversas áreas da saúde. “Mas agora, com a UPA, que será administrada pela Fiocruz, teremos saúde de qualidade e com eficiência para atender a quem mora em Manguinhos e no entorno. O tempo da omissão acabou”, afirmou o ministro. Lula disse que, com a UPA, a população do Complexo de Manguinhos não precisará pegar condução para receber atendimento médico de qualidade e terá profissionais capacitados e à disposição 24 horas por dia. O governador Sergio Cabral agradeceu ao presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, pela colaboração e o empenho da instituição para que a UPA de Manguinhos se tornasse uma realidade.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que a UPA, o Complexo Esportivo de Manguinhos – também inaugurado nesta sexta-feira – e as demais obras no local, que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), representam a recuperação da dignidade para os moradores da região e que o Estado vai oferecer o que existe de melhor em termos de atendimento médico público. Muito emocionada, Dilma agradeceu a solidariedade, as manifestações e o carinho recebidos da população, em função de sua luta contra o câncer, e disse que o novo Brasil que está sendo construído tem a cara do garoto Cristiano, que comoveu o presidente Lula ao nadar numa poça d’água suja em Manguinhos. “Ele, e todas as crianças da região, poderão agora desfrutar de uma piscina olímpica e de serem tratados com dignidade”, afirmou a ministra, referindo-se também ao Colégio Estadual Luiz Carlos da Vila, que já havia sido inaugurado, ao Centro Vocacional Tecnológico, em terreno dos Correios, e aos apartamentos que serão construídos na região e que devem ser entregues ainda em 2009.

Durante o evento foi anunciada a criação do Sistema Integrado de Atenção à Saúde, que significará 100% de cobertura da região de Manguinhos pelo Programa Saúde da Família e a governança da Fiocruz sobre esse território, além de um passo importante para a construção de uma teia, entendida como redes de atenção à saúde lideradas pela atenção primária em saúde. Em um espaço anexo à UPA, funcionará o Programa Saúde da Família (PSF) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que estarão referidos ao território de Manguinhos e entrarão em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2009. Serão sete equipes do PSF, cada uma formada por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e dez agentes comunitários de saúde. As equipes contarão com o suporte de dois dentistas, dois técnicos de higiene bucal, um nutricionista, um assistente social, um enfermeiro supervisor, um farmacêutico e um psicólogo. Já o Nasf oferecerá outras especialidades multiprofissionais para apoio ao PSF, com o objetivo de aumentar a resolutividade do sistema local. A governança e a gestão desse centro integrado contam, ainda, com o apoio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec).


Observado por Lula, o garoto Cristiano (o quarto da esquerda para a direita) mergulha na piscina olímpica do Complexo Esportivo de Manguinhos

Esse modelo integrado representa um novo momento na atenção à saúde que só é possível graças à experiência acumulada pelas unidades da Fiocruz. O Centro de Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), por exemplo, oferece atenção básica à população de Manguinhos há 40 anos. Atualmente, funcionam no Centro de Saúde da Ensp/Fiocruz oito equipes do PSF, cada uma atendendo a 4,5 mil moradores. Com a entrada em funcionamento da Unidade Mista, passarão a existir 15 equipes, com 100% de cobertura do território de Manguinhos pelo PSF. Além disso, cada equipe passará a ser responsável por 3 mil pessoas, garantindo melhor qualidade na atenção à saúde da população.

Na Unidade Mista, além da UPA, do PSF e do Nasf, também funcionará uma “retaguarda” para pessoas que busquem a UPA e sejam diagnosticadas com diabetes ou hipertensão, duas das doenças mais prevalentes na população adulta. Essa “retaguarda”, para moradores ou não de Manguinhos, contará com dois clínicos gerais que farão o acompanhamento dos pacientes. O objetivo é que diabéticos e hipertensos não procurem um serviço de saúde somente em caso de emergência, mas sigam um tratamento adequado.


Lula e o governador Sergio Cabral comemoram um gol na quadra do Complexo Esportivo

Equipada para atender a casos de urgência de baixa e média complexidade, a nova UPA vai funcionar inclusive nos fins de semana. Além de consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, farmácia, laboratório para a realização de exames e salas de raios-X, sutura, medicação e nebulização, a unidade conta com uma sala amarela, para observação de pacientes menos graves, com 24 leitos. A unidade conta ainda com aparelho para ultrassonografia, diferentemente das outras 21 já instaladas.

Nenhum comentário: