terça-feira, 23 de junho de 2009

Sarney anuncia medidas para apurar denúncias


Presidente do Senado decide criar também "portal da transparência", para colocar à disposição do público na internet tudo o que acontece na Casa

Uma comissão de sindicância para investigar denúncias de que atos da Casa eram ou não publicados conforme orientação dos então diretores Agaciel Maia e João Carlos Zoghbi; um portal na internet para divulgar medidas administrativas; e uma auditoria externa na folha de pagamento para assegurar ao público amplo conhecimento sobre a gestão. Essas três providências foram anunciadas na sexta-feira pelo presidente do Senado, José Sarney, em entrevista coletiva. Ele sublinhou que, desde que assumiu o cargo há quatro meses, vem conduzindo iniciativas para modernizar a Casa e dar transparência aos atos.

A comissão de sindicância – formada pelos servidores Alberto Moreira de Vasconcellos Filho, Gilberto Guerzoni Filho e Maria Amália Figueiredo da Luz – terá sete dias para apurar a denúncia de Franklin Albuquerque Paes Landim, servidor da Secretaria Especial de Recursos Humanos, de que Maia e Zoghbi determinavam quais atos seriam ou não publicados no Boletim Administrativo. A apuração, acrescentou Sarney, será acompanhada pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas da União.

O "portal de transparência", de acordo com o presidente do Senado, destina-se a divulgar o que acontece na Casa, "sem negar informação ao público".

Quanto à auditoria externa na folha de pagamento, o trabalho poderá ser feito pela Fundação Getúlio Vargas, que já trabalha na reforma administrativa.
Comentário do Blog: Parece que o Presidente Sarney leu meu comentário do dia 17/06 postado neste blog. Agora seria melhor ainda se todos seguissem a mesma atitude.

Nenhum comentário: